Sínodo



        A palavra “Sínodo” tem origem bíblica e significa “juntos no caminho”. Neste sentido, Sínodo lembra que na vida de fé caminhamos juntos com outras pessoas. Esta é a intenção da IECLB ao caminhar como Igreja em solo brasileiro. Ela está presente no Brasil, através de suas comunidades, caminhando juntos por meio de 18 Sínodos.
          De acordo com o capítulo III, artigo 15, da Constituição da IECLB “o Sínodo é formado pelo conjunto de Comunidades e Paróquias de determinada área geográfica, competindo-lhe a tarefa de planejar e dinamizar o trabalho eclesiástico em sua área, decidir sobre a maneira de a Igreja manifestar-se na concretização de suas finalidades, e executar as diretrizes e metas estabelecidas em Concílio.”
          Nós pertencemos, geograficamente, ao Sínodo Rio Paraná (Nº 13 no mapa) que abrange desde Pato Branco (no Sudoeste do PR) até São Gabriel d’Oeste (no Mato Grosso do Sul). Isto significa que nossa área de atuação é de 1.100 km. A sede sinodal está localizada na cidade de Toledo- PR.
          Tendo em vista as grandes e significativas distâncias existentes no Sínodo Rio Paraná, colocou-se em prática o que prevê o parágrafo único do Artigo 28 do Regimento Interno da IECLB, quando ele diz: “Na busca pela eficiência na realização de suas tarefas o Sínodo poderá estruturar-se em setores de trabalho regionalizados [...]”. Assim, dentro do Sínodo estamos organizados em 4 (quatro) Núcleos: Mato Grosso do Sul, Girassol, Sol de Maio e Sudoeste.
          A Paróquia de Pato Branco, juntamente com as Paróquias de Capanema, Planalto e São João, atualmente, compõem o Núcleo Sudoeste do Sínodo Rio Paraná.
          A função do Sínodo, baseada nos Documentos Normativos da IECLB, pode ser resumida em: 
1) zelar pelo cumprimento dos objetivos básicos da IECLB em seu âmbito de atuação e 
2) motivar e coordenar as atividades com vistas ao seu bom funcionamento.

Postagens mais visitadas deste blog

Culto Ecumênico da Reforma e Reinauguração do Templo

AVISO IMPORTANTE!

Dia de Comunidade em Bugre Alto - Chopinzinho