Luteranismo


          A Igreja Luterana é uma igreja cristã, ligada ao testemunho apostólico. O nome “Luterana” deriva de Martinho Lutero, um monge agostiniano que viveu na Idade Média (1483 – 1546) e desencadeou um processo de conscientização na igreja que redundou na REFORMA. Este movimento atingiu várias regiões na Alemanha, e teve influência cultural e social no mundo inteiro, principalmente na Europa.
          Tudo começou quando Lutero, preocupado com a salvação eterna, descobriu que havia representantes da igreja vendendo cartas de perdão dos pecados por dinheiro, chamadas “indulgências”.
          Convicto de que isso era um abuso de clérigos corruptos, Lutero escreveu um manifesto com 95 afirmações contra a venda do perdão, e o pregou na porta da igreja de Wittenberg, no dia 31 de outubro de 1517. Esta data passou a ser considerada o Dia da Reforma. Nessas afirmações Lutero procurou mostrar principalmente que Deus perdoa de graça a quem crê em Jesus Cristo, e que não se pode comprar o perdão de Deus ou conquista-los por méritos ou esforços próprios.
          Segundo Lutero, Deus nos aceita como justos somente quando cremos e confiamos em Jesus Cristo. “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo”(Rm 5,1). Recebemos a salvação pela fé e não pelas obras que praticamos. “Ninguém será justificado diante de Deus por obras da lei” (Rm 3,20). Essa fé leva necessária e espontaneamente a produzir boas ações, assim como a árvore saudável produz bons frutos.
          Em conseqüência disso, Lutero recebeu uma ordem do Papa exigindo que ele se retratasse de suas afirmações. Daí descobriu que o próprio Papa estava por trás desses abusos. Como se recusasse a retratar-se, Lutero foi excomungado. Ele não queria fundar uma nova igreja. Queria, isso sim, uma reforma na Igreja Católica Romana de sua época, mas diante da excomunhão não lhe restou outra alternativa.
          Lutero com suas ideias, recebeu grande adesão de lideranças e do povo que estava cansado de ser explorado pela igreja daquela época e ansiava por reformas. Assim Lutero lutou por uma série de mudanças. Entre elas:

1) Determinou que a pregação fosse na língua do povo, e não mais em latim.
2) Traduziu a bíblia para a língua do povo e defendeu o direito de cada cristão ler e interpretar a bíblia em busca da verdade e para a edificação de sua fé.
3) Incentivou a criação de escolas para que todos pudessem aprender a ler e escrever.
4) Defendeu o direito de cada comunidade chamar seus pregadores e professores, ou encaminhar sua demissão, em assembleia geral. Dessa forma, favoreceu um processo democrático na igreja.
5) Como Cristo é o único intermediário entre Deus e os seres humanos, conforme a bíblia, Lutero acabou com a prática da oração aos santos e à mãe de Jesus. Os santos, cristãos deixaram um bom exemplo de fé para ser seguido, devem ter sua memória preservada, mas não ser colocados na posição de intermediários entre nós e Deus.
6) Alguns anos depois de iniciada a Reforma, Lutero contraiu matrimônio com Catarina Von Bora. O reformador não via sentido no celibato obrigatório. Por isso, o ministro religioso (homem e mulher) na Igreja Luterana também tem a liberdade de casar-se e constituir família.
7) Lutero valorizou o trabalho do cristão na sociedade. Tanto o trabalho profissional, como a busca de soluções para os problemas sociais, são trabalhos que agradam a Deus, pois servem ao próximo.
8) A vida de fé no dia-a-dia deve ser orientada pela Palavra de Deus. Esta recebeu sua interpretação definitiva através do anúncio do Evangelho (Boa Nova) por Jesus Cristo, o Filho de Deus, que se tornou ser humano. Sua vida é exemplo de obediência à vontade de Deus a ser seguido por nós. Sua morte na cruz e sua ressurreição são motivo de esperança que transforma nossa vida temporária e nos assegura a nossa ressurreição. Por isso, não cremos na doutrina da reencarnação.
9) O comportamento ético do cristão, sua responsabilidade social e política são resultados de decisões tomadas à luz do Evangelho, sempre levando em consideração três critérios: O que serve ao próximo? O que promove a vida? E o que contribui para o louvor de Deus
10) Nenhuma pessoa é perfeita na tomada de decisões. Por isso, precisamos do perdão que Deus concede, de graça, para aqueles que se arrependem. Só a certeza deste perdão - que podemos receber mediante a confissão pessoal, no culto, e de forma especial, na Santa Ceia - nos dá coragem para enfrentar os desafios da vida e lutar contra os poderes da morte.

Quer saber mais sobre o Luteranismo?

Leia ON-LINE a Confissão de Augsburgo (1530):

Leia ON-LINE o Catecismo Menor de Martim Lutero:

Postagens mais visitadas deste blog

Culto Ecumênico da Reforma e Reinauguração do Templo

AVISO IMPORTANTE!

Retiro Interparoquial de Confirmandos