IECLB


          A IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), com sede em Porto Alegre-RS, tem sua origem no movimento reforma da igreja no século 16. Movimento este que, por sua vez, entende-se ligado ao testemunho da Igreja Cristã desde os tempos apostólicos.
          O luteranismo chegou ao Brasil em 1824 junto com a imigração alemã e, embora tenha permanecido mais concentrado no Sul e Sudeste do Brasil por mais de um século, hoje há comunidades luteranas espalhadas em quase todos os estados brasileiros.
          Desde a sua origem a IECLB tem nas comunidades sua base de sustentação mais importante. Procuramos zelar para que a comunidade seja espaço de comunhão. Nas comunidades nos entendemos como pessoas agraciadas por Deus. A vida celebrativa tem aí o seu espaço privilegiado. A Palavra de Deus é pregada e os Sacramentos são administrados. A Igreja abre espaço e valoriza a participação dos membros na vida comunitária. Estimula o seu testemunho na sociedade mediante seu engajamento em entidades e instituições educacionais e diaconais. Em nível nacional a IECLB se estrutura em 18 Sínodos.
          Compreendemos que o Culto é um encontro de pessoas que se reúnem em nome de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. As pessoas se colocam à disposição para que Deus as sirva através de Palavra, Sacramentos, perdão, comunhão, bênção e envio. No culto Deus serve a seus filhos e a suas filhas para que possam servi-lo no mundo em que vivem, ofertando seu tempo, seus talentos, seus dons e seus bens.
          No culto da comunidade e a partir dele a Palavra de Deus é anunciada e vivenciada. Pelo BATISMO as pessoas ingressam na dinâmica da graça e da fé em Jesus Cristo. A participação e a comunhão na CEIA DO SENHOR renovam e fortalecem os filhos e filhas de Deus para o exercício do sacerdócio no seu dia-a-dia.
          Para ser membro da IECLB é preciso integrar-se em uma comunidade. Membros de outra Igreja cristã, maiores de 14 anos, e batizados conforme a ordem de Jesus Cristo, são admitidos na Comunidade mediante a sua profissão de fé, ou pela bênção matrimonial, após terem recebido a necessária instrução na doutrina da IECLB. Pessoas adultas não batizadas são admitidas pelo batismo, após terem recebido a necessária instrução na doutrina cristã.
          Na IECLB zelamos pela igualdade de direitos entre homem e mulher. Por isso a mulher pode tornar-se ministra religiosa ou ocupar qualquer cargo de coordenação e autoridade na igreja.
          No que concerne ao tema “finanças”, a Igreja levanta seus próprios recursos para o trabalho comunitário e de missão através de contribuições regulares ou ofertas espontâneas que cada membro dá conforme suas possibilidades financeiras. Por isso, a Igreja Luterana não cobra pelos serviços que presta, seja cultos, batismos, casamentos, sepultamentos ou visitas aos doentes.
          Ainda acerca de sua doutrina e prática eclesiástica, a Igreja Luterana admite crianças e adultos ao batismo. A regra é o batismo de crianças. Cristãos de qualquer confissão são admitidos à Santa Ceia, deixando a sua participação a critério da consciência de cada pessoa. A IECLB é uma Igreja aberta ao ecumenismo, disposta a manter diálogo, laços de amizade e iniciativas missionárias comuns com igrejas que creem e anunciam Jesus Cristo como o único Senhor e Salvador.

Através do vídeo abaixo, conheça melhor a história de vida e fé da IECLB:
Através do link abaixo você terá acesso ao livro “Nossa fé – Nossa Vida” que é um guia para a vida comunitária na IECLB:

Caso queira conhecer melhor a história da IECLB, recomendamos a leitura do livro “História do Povo Luterano”, escrito pelo Dr. Martin N. Dreher, o qual pode ser adquirido através da Editora Sinodal:

Postagens mais visitadas deste blog

Culto Ecumênico da Reforma e Reinauguração do Templo

AVISO IMPORTANTE!

Retiro Interparoquial de Confirmandos