Você conhece o Salmo 23?


Vou começar com uma pergunta retórica: você conhece o Salmo 23? Este salmo não somente é um dos mais populares, como também é o texto bíblico preferido de muita gente. Popularmente ele serve para as situações mais diversas da caminhada. Para bons e maus momentos.O Salmo 23 exprime o relacionamento da pessoa com Deus.

Em geral, todos os Salmos falam da experiência humana com Deus. normalmente exprimem experiência de júbilo e tristeza, vitória e fracasso; sempre mostrando como deve ser o relacionamento com Deus. De forma especial, o Salmo 23 quer encorajar-nos a perceber que Deus está no controle das nossas vidas, dos nossos sonhos e projetos, como também das nossas emoções, dos nossos sentimentos. Ele está conduzindo nossa saúde física e mental, quando "deixamos" Ele nos conduzir.

O Deus que nos criou conhece a nossa essência, sabe o quanto somos frágeis e certamente conhece os nossos problemas e nossas dificuldades. Quando confiamos plenamente em Deus, tal como o autor deste lindo Salmo testemunha, então não andamos sozinhos pelo vale da sombra da morte. Pelo contrário, quando confiamos em Deus acima de tudo, ele é nosso Bom Pastor, que renova as nossas forças e nos guia por caminhos certos...

O Salmo 23 fala da confiança e da fé em Deus. O Salmista escreveu:certamente que a bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida. Através destas palavras, o salmista nos mostra que Deus não é inacessível, distante ou indiferente. É um Deus que nos ama e que cuida de nós. Ele sempre nos procura e nos encontra.

A pessoa que escreveu este salmo é alguém que reconhece em Deus aquele que satisfaz "todas as suas necessidades". O autor deste salmo não encontra motivos para lamentar e tampouco argumentos para questionar o seu Deus sobre as adversidades da vida.

Mas, o salmista também não é ingênuo a ponto de pensar que tudo na vida é como num conto de fadas. A pessoa que escreveu o Salmo 23 admite e reconhece que existem adversidades na vida, quando ele escreve: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte."

Apesar da bondade e do poder de Deus sabemos que as dificuldades continuam apresentando seus sinais. Muitas dificuldades existem na vida. Pode ser uma enfermidadedesempregoconflito familiar ouqualquer outra adversidade. Ou seja, muitas vezes o inimigo pode estar em nós mesmos.


O autor do Sl 23 revela como a partir da fé podemos ver as coisas de outro modo. Podemos confiar no amor e no cuidado de Deus que é acima de todas as coisas. Deus, em Jesus Cristo, é nosso Bom Pastor.

Considero que o mais importante neste Salmo é a afirmação da certeza da presença de Deus em meio às dificuldades da vida. Quando tudo vai bem não temos muita dificuldade para afirmar a fé em Deus. Mas afirmar a certeza da presença de Deus nas horas mais difíceis é profunda confissão de fé. É realmente fé!

PPHM Marcelo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Culto Ecumênico da Reforma e Reinauguração do Templo

Dia de Comunidade em Bugre Alto - Chopinzinho